| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Janaina Senna Martins

Page history last edited by PBworks 16 years, 12 months ago
 
 
Janaina Senna Martins
 

Prática Escolar - Comentários e Observações

 

Minha prática escolar esta sendo desenvolvida na escola Barão do Cêrro Largo - 18ªCRE - Rio Grande/RS, com uma turma de Educação Especial - DM. A turma esta desenvolvendo dois PA, o grupo Água coordenado pelo cursista José Roig, e o grupo Energia coordenado por mim Janaina Martins. As minhas primeiras observações foram postadas no meu blog Realidade Virtual  - http://realidadevirtualjsm.blogspot.com/

 

 GRUPO ENERGIA

 

 

 

DATA: 22/03/2007
Na lista de alunos e seus respectivos prof. Orientadores para a prática escolar, meu não saiu. Mesmo assim resolvi iniciar a prática escolar em dupla com meu colega de NTE, também aluno do curso Proa. Optamos por uma turma da Educação Especial - DM, composta por 10 alunos, sendo a Prof. Jane Degani a professora parceira.
Primeiro tema a surgir para a construção dos PAs, foi o tema água, os alunos acessaram a internet o site do Ministério do Meio Ambiente, fizerem observações sobre o tema água, e de forma simples a maioria fez seus comentários sobre seus conhecimentos sobre o que sabiam sobre água, e seus  comentários foram registrados no quadro magnético pelo prof. Roig. 
A maioria fez comentários sobre a importância da água na vida das pessoas, sobre os animais que vivem no ambiente marinho, sobre a poluição das águas e suas conseqüências como a morte destes animais. A prof. Jane Degani salientou aos alunos a importância de bebermos água tratada, as diferenças entre a água salgada e a água doce.
A partir destes comentários surgiu o interesse de alguns alunos pelo tema energia elétrica, em como ocorre à geração de energia elétrica através da água. Aproveitamos estes questionamentos e pedimos aos alunos que realizarem uma pesquisa no google sobre o tema, onde visitaram o site da Compainha de Energia Elétrica do Estado de Goiás, neste site os alunos encontraram fotos de hidrelétricas, páginas para pesquisa escolar que mostra como ocorre a geração de energia elétrica através de um desenho ilustrativo de uma mini, além de jogos educacionais. Durante a visita deste site os alunos mostraram bastante interesse pelo tema, fizera comentários sobre a importância da energia elétrica no dia a dia das pessoas, dos objetos que somente funcionavam com energia. Para aprofundar o tema os levantamos a questão da falta de energia em casa, o que alunos costumavam fazer em casa quando ocorria falta de luz. Após algum tema de reflexão os alunos começaram a responder, sendo que as respostas foram as mais variadas como jogar cartas com luz de velas, jogar dominó, desenhar, pintar, alguns gostavam de jogar bola etc... Mas a resposta que mais me surpreendeu foi a de Loraine, aluna múltipla (baixa visão e DM), disse que gostava de ficar olhando as paredes de sua casa.
Consideramos que a atividade com a turma foi muito produtiva, e que os alunos quando estimulados apresentavam uma resposta positiva, e em alguns casos chegaram até mesmo a nos causar grata surpresa. A prof. parceira também se mostrou atenta e prestativa durante todo o encontro, estimulando os alunos mais tímidos a falarem, dando esclarecimentos sobre perguntas que surgiam dos alunos, assim como auxiliando os alunos de baixa visão no uso do micro e leituras dos textos aos mesmos. Deixamos combinado que para próxima aula continuarmos com as pesquisas na NET e a montagem de mapas conceituais. Foi concluido 3 horas aula.
 
DATA: 27/3/2007
Durante o dia 27 de março tivemos o segundo encontro com a turma da professora Jane. Como já havia sido realizados no primeiro encontro a divisão dos grupos e também o tema de cada grupo, o Grupo Água e o grupo Energia. Eu fiquei encarregada do grupo Energia, os alunos deram o nome, mas na verdade o tema energia elétrica é o que daremos mais ênfase. No grupo Energia estão trabalhando os seguintes alunos: Deise – que possui além baixa visão deficiência mental leve, Elizara - deficiência menta leve, Fábio Júnior - deficiência menta leve, Priscila - deficiência menta leve,  Iuri – também baixa visão e deficiência menta leve e Rita a única down. 
Eu e o Roig, através de conversas, com os alunos dos dois grupos, e também fazendo anotações no quadro magnético elaboramos um primeiro roteiro de pesquisa. Para o grupo Energia ficou assim: 1-O que é energia, 2- Para que serve, 3- onde encontramos. Resolvi deixar para o próximo encontro a construção de mapa conceitual definitivo. Pois queria que os alunos tivessem um maior contato com tema antes de elaborar o mapa. Alguns apresentam dificuldades na leitura e escrita, outros como a Rita são muito calados. A Rita principalmente se mostra tímida, é dificílimo fazê-la falar, precisei pedir ajuda a prof. Jane. Mas não resolveu a Rita continuou cabisbaixa, mas o interessante foi à reação dos colegas do grupo que a incentivaram bastante a falar. Mas eu preferi não insistir e deixar por ela, quando estiver pronta e segura ela fala, mas foi ficar muito decepcionada se não conseguir. Mesmo assim durante todo o encontro sempre me dirigi a ela. . Como estamos lidando com uma turma adaptando nosso projeto de aprendizagem ao ritmo e ao interesse do aluno PNEE.
 Resolvemos dar inicio de fato a pesquisa na Internet.  Navegamos em vários sites, principalmente no http://www.canalkids.com.br/tecnologia/invencoes/energia.htm, e também http://www.celg.com.br/Pesquisa_OqueeEnergia.jsp Na verdade alguns sites mostravam o tema energia, mas se apresentavam com termos muito técnicos, de difícil compreensão pelas crianças. Precisei me desdobrar para atender a todos. O iuri é muito falante e esperto, parece já ter um certo conhecimento sobre “como se leva choque elétrico”. Pedi a ele que falasse aos colegas quais os cuidados que deveriam ser tomados para não levar um choque elétrico em casa. Todos queriam falar de suas experiências, ou de parentes, mas a Rita continuava calada. Fábio lembrou de um jogador de futebol que foi atingido por um raio, assim começamos a conversar sobre o que era realmente energia elétrica. Entramos em outros sites, Elizara sentou junto com a Deise e ia lendo o que encontrava, ficaram fascinadas no site da CELG, que mostrava uma mini usinas, logo todos queriam ver também. A prof. Jane junto com a Rita Encontrou um site sobre energias alternativas, todos ficaram curiosos, e se juntaram. Neste site mostrava como fontes alternativas; o vento, o sol, a água do mar (mares) e dos rios, a biomassa entre outras. Expliquei a eles que estas eram fontes renováveis, mas Fábio perguntou o que isto significava, mas antes que eu pudesse responder Iuri dize que era algo que sempre tinha novo. Eu expliquei que era quase isto, dizendo que eram fontes que sempre estavam disponíveis na natureza. Continuamos viajando na net, a maioria queria ver imagens, fotos. Mas depois que encontraram jogos no site da Celg, não queriam sair mais, nem mesmo para a merenda.
Durante o intervalo Roig e eu combinamos de pedir a eles que elaborassem desenhos no paint partindo de tudo que eles leram e viram durante a pesquisa na Internet. Assim eles ficaram imersos no paint, desenhando, redesenhado e trocando sugestões entre eles mesmo.
 
DATA: 02/04/2007
Após o término do encontro anterior  fiquei analisando sobre o tema escolhido pelo grupo, no material que encontramos na internet, e cheguei a conclusão de que eram muitas informações, e muitas com termos muito técnicos, o iria dificultar a assimilação do conteúdo por parte do grupo. Em função de ser esta uma classe de educação especial, e a maioria dos alunos apresenta problemas mentais leves, talvez eles levem mais tempo, mas tenho certeza de vão conseguir. Olhei os desenhos de cada aluno realizados na aula anterior, com base nas certezas provisórias, e acho que já é um bom começo. Vamos seguir em frente, e ver qual será o resultado de hoje.
Hoje como primeira tarefa foi realizamos com a turma um roteiro de pesquisa, com base nas certezas e dúvidas, registramos a conversa com uma câmera digital (que pertence ao Roig, pois o NTE não possui um equipamento parecido), o arquivo é somente de som, com a duração de 15 min aproximadamente. O Roig ficou encarregado, que dentre em breve ira anexar o arquivo no WIKI. 
O Grupo Energia ficou com o seguinte roteiro de pesquisa:
1- O que é energia;
2- Como se obtém energia elétrica;
3- Cuidados que devemos tomar para evitar choque elétrico;
4- Quais as fontes de energia alternativa, quais são, e como são transformada em energia;
5- Diferença entre hidrelétrica e termelétrica;
6- Impactos ambientais causado pelas usinas;
Depois de realizado roteiro, e antes de voltar a pesquisar na internet pedi ao grupo Energia, que mostrassem aos colegas os desenhos feitos no encontro anterior no Paint, fazendo pequenos comentários sobre seus desenhos. Pensei nesta atividade, para que estimular os alunos há falarem um pouco. E para minha surpresa todos se mostraram naturais e falantes, principalmente a Deise. Ela na verdade fez a atividade em conjunto com a Elizara, pois a Deise apresenta baixa visão, e não enxerga com clareza a barra de ferramentas. Mas mesmo assim ela falou muito sobre as fontes de energia alternativa, e os materiais que encontrou na internet, se mostrou bem entusiasmada, fazendo questão de olhar bem de perto o desenho de cada aluno e fazer comentários do tipo: “- Estes fiozinhos estão levando energia feita de água, de vento ou de sol?” – Está e a tua casa? Na minha casa a energia vem da CEEE, é energia feita da água!” Somente a Rita praticamente não falou, mas estava muito sorridente, bem diferente da aula passada, hoje fez questão de eu sentasse ao seu lado.
Depois de olharmos juntos os desenhos, voltamos a pesquisar na internet, os alunos queriam pesquisar fotos e imagens, concordei, mas pedi a eles que salivassem as fotos e imagens que considerassem interessantes no computador, na pasta do grupo Energia. Alguns alunos realizaram esta tarefa sem pedir ajuda, outros precisaram de ajuda, tanto eu como a professora Jane demos apoio mostrando o caminho. O aluno Iuri encontrou muitas imagens interressantes sobre hidrelétricas, tanto ele como o Fábio, dedicaram-se a pesquisa de fotos sobre a turbinas de usinas hidrelétricas e termelétricas, as imagens realmente eram muito interessantes, mostravam com detalhes, mas de forma simples o funcionamento das turbinas. A informação foi dividida com o restante do grupo, e neste momento entrou também em questão de onde vem a energia da nossa cidade, de uma termelétrica ou hidroelétrica, esta questão foi levantada pela aluna Priscila. Para responder a pergunta fomos pesquisar na internet, no site da CEEE, e foi a própria Priscila que encontrou a resposta, nossa cidade recebe energia de uma termelétrica,. Próxima a cidade de Bagé.
No fim do encontro, fiquei com a sensação de dever cumprido, apesar das espeficidades da turma, a maioria dos alunos e bem esperta, possui um ritmo próprio, mas não se mostra diferente de uma turma da classe regular.
DATA:04/04/2007
A atividade de hoje foi revisar nossas certezas e dúvidas. Também conversamos sobre como será a publicação do material no wiki, e revisar o material pesquisado. Primeiramente analisamos a lista de certezas e dúvidas que foi organizada na aula anterior, se realmente não havia necessidade de ser alterada. As sugestões de mudança foram apenas nas dúvidas, fizemos anotações no quadro magnético, os alunos iam copiando e finalizamos da seguinte forma:
Dúvidas:
1- O que é energia;
2- Como se obtém energia elétrica;
3- Cuidados que devemos tomar para evitar choque elétrico;
4- Quais as são as principais fontes de energia alternativa, e como são transformadas em energia;
5- Diferença entre hidrelétrica e termelétrica e quais os impactos ambientais causados por estas usinas;
6- Quais as principais hidrelétricas do Brasil, e onde estão localizadas;
Feita este primeira parte, os alunos voltaram a pesquisar na Internet, mas desta vez sobre cuidados que devem ser tomados com energia elétrica. Já havíamos pesquisado sobre quase todos os tópicos da lista de dúvidas, mas faltava ainda uma pesquisa sobre cuidados com energia elétrica. Os alunos entraram em vários sites, mas o material encontrado que mais gostaram foi o da Companhia Paranaense de Energia, este site foi encontrado pelo Iuri, e logo todos estavam olhando o mesmo material. O material era bem completa, todos riram muito das figuras, entre risos a aluno Priscila levantou a seguinte questão: “- é engraçado ver em desenho, mas já pensou que não deve ser nada engraçado na vida real, levar um choque de verdade!”. Este comentário serviu para que todos ficassem calados e pensando sobre o assunto, menos a Rita: “-É melhor aprender bem direitinho, para não acontecer com a gente!”. No final da leitura de toda a página selecionaram o que achavam mais importante e o que gostariam de incluir no PA. Depois da tarefa concluída tiramos fotos de cada aluno para ser postada no wiki. Hoje  concluímos 14 horas de trabalho.
 
DATA:10/03/2007
Hoje realizamos um passeio com a turma de toda, os dois grupos reunidos. Primeiramente na sala de aula, foi realizada uma pequena discussão sobre os estado da água – liquido, sólido e gasoso, feito isto saímos em nosso passeio. A escola Barão do Cerro Largo esta localizada junto a orla marítima de Rio Grande, saindo da escola em poucos passos chegamos bem próximos ao mar, onde estavam atracados barcos de pesca descarregando peixes, outros somente sendo abastecidos de gelo e os alunos fizeram contrários sobre os estados da água. Pelo caminho todos observavam as belezas naturais do local, e nos chamavam a atenção também sobre a quantidade de lixo no local, principalmente na água. Depois de alguns minutos de caminhada chegamos até as docas do Mercado Público, onde os pescadores deram uma aula sobre os peixes em exposição.   Foram tiradas várias fotos, O aluno mais tímido era o Sírio, disse não gostar de tirar fotos.
 
Devido as espeficidades da turma Roig e eu resolvemos estender em mais algumas horas com os alunos nosso PA, e assim que o wiki estiver pronto faremos uma pequena apresentação deste Projeto aos pais dos alunos no NTE Rio Grande.
 
DATA:19/04/2007
Hoje concluímos as 18 horas do PA, com a 2ª série DM, da profª Jane Degani,. Nossa atividade de hoje foi na biblioteca escolar da EEEF Barão de Cêrro Largo, achamos que os alunos deveriam ter outra base de referência para pesquisa realizada até então, que não ficasse restrito a pesquisa na Internet. Foi bem interessante para os alunos, como muitos estão na fase de alfabetização, gostaram muito de manusear os livros e revistas vendo figuras e outros matérias. Em pequenos grupos ou em dupla foram procurar material sobre o tema de seus respectivos grupos (Água e Energia). Também houve uma troca de informação entre os grupos, achei sensacional e interação entre eles, a atividade na biblioteca foi muito produtiva. Também tiramos fotos na biblioteca em frente à escola, onde existe um transformador de energia elétrica que alimenta a escola, as fotos serão postadas no wiki como forma de registro do PA.
Após esta atividade sentei com meu grupo e selecionamos as fotos que iríamos postar no wiki.
 
 
 
 
DATA: 20/04/2007
Hoje à tarde, começamos de fato a publicação do PA no Wiki. O Roig já tinha algum material, mas eu quase nada, como não tenho net em casa fica mais difícil, e como estou de licença maternidade venho na escola somente para os encontros com os alunos. Eu e o Roig juntamos todo o material coletado até então pelos alunos, como também as fotos, os comentários dos alunos, registro de voz para postar no wiki. Devido a especificidade da turma, composta de alunos portadores de necessidades especiais, com deficiência mental leve e alguns, além disso com baixa visão, em fase de alfabetização,  achamos que seria quase impossível para estes alunos trabalharem no ambiente do wiki, nós mesmos já passamos “sufoco”! Com base nestes argumentos optamos que a postagem no wiki seria feita por nós mesmos, organizamos a disposição das página, inserimos links, colocamos material sobre a escola, histórico dos alunos , nossos comentários e o da prof. Parceira, as fotos dos alunos, e com base na sugestão da Prof. Tutora deixamos tudo na página principal. Como estamos trabalhando com dois grupos, água (grupo do Roig) e energia (meu grupo), abrindo uma página para cada um deles. Mas deixamos claro que seremos totalmente fiéis ao material selecionado pelos alunos, apenas iremos postar o material. Ainda faltam alguns ajustes, e postar o mapa conceitual, mas estamos sem o programa Cmap, e eu não sei ainda que programa usar para confeccionar o mapa conceitual. Tentei vários programas mas não obtive sucesso, nenhum ficou da forma que eu gostaria.
Devo confessar que esta atividade foi um grande desafio para mim, não só pela estruturação de um PA, mas também pelas características da turma. Muitas vezes me perguntei se os alunos iriam assimilar, se eu não estava ansiosa de mais por resultados. Agora com  o Projeto quase concluído, vejo que minhas dúvidas foram em vão, claro a turma sendo de educação especial e em fase de alfabetização, foi preciso de muito jogo de cintura, buscar formas alternativas para o trabalho (muito mais visual). E principalmente respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um e seus limites, foi preciso encontrar outras formas para dar continuidade ao projeto. Várias e várias vezes eu e o Roig sentamos e reavalia-mos a metodologia aplicada no PA, buscamos novas formas de trabalhar com os alunos para. Foi preciso remodelar a estrutura de PA que conhecemos, para poder de fato aplicar com os alunos da educação especial. No inicio ficamos com medo, mas ao longo do projeto nossos medos deram lugar a satisfação de ver os alunos interagindo entre eles, e conosco também, que estimulados corretamente produziam além de nossas expectativas. Hoje foi concluido 18 horas/aula com os alunos.
 
DATA: 21/04/2007
Usei a tarde de hoje para postar as fotos do Grupo Energia no Wiki. Os alunos já haviam selecionado as que mais gostaram, as fotos foram tiradas pela câmera do Roig, e ele mesmo baixo o arquivo de foto no micro do NTE. Também consegui fazer o mapa conceitual do grupo, utilizei o programa Excel, este programa possui um recurso chamado “diagrama”.Este recurso facilitou bastante, seu formato é muito parecido com cmap, mas não possui as flechas direcionais, também não possui o recurso de inserir  o verbo de ligação. Deste modo levei o “mapa conceitual” para o Wiki, que não aceitou. Precisei levar este mapa para o paint e transformá-lo em imagem, e somente assim então levá-lo para o Wiki. Incrível, mas este processo demorou mais de duas horas para ser realizado, não foi fácil encontrar este caminho!!
 
DATA:23/04/2007
Eu, Roig e a prof. Jane nos reunimos hoje no NTE, para analisarmos a publicação final do Wiki, disposição de fotos e imagens, os arquivos de voz doa alunos, estruturação e distribuição das páginas. Chegamos a um consenso final, fizemos poucas alterações, e demos por concluído o PA. Mas ainda tenho o que fazer, não postei todos os registros diários, minhas observações diárias do PA, dos alunos. Vou postar aos poucos, pois fiz manualmente, preciso passar primeiro para WORD (como forma de segurança), e depois posta Wiki.
 
CONCLUSÕES:
Esta foi à tarefa mais desafiadora até o momento para mim neste curso, não pelo PA em si, mas trabalhar PA em uma classe especial em alfabetização com alunos múltiplos. No inicio fiquei com medo, mas aceitei o desfio, de qualquer forma eu meu PA seria realizado com classe de educação especial, com deficientes auditivos. Mas esta turma não possuía 10 alunos, e então o Roig me convidou para trabalharmos com a mesma turma, concordei, pois seria mais fácil trabalhar em conjunto. Realmente trabalhar em dupla ajudou muito. Várias vezes foi necessário buscar novas forma de trabalhar com as crianças, para que o PA fosse em frente. Nem sempre o que já conhecíamos funcionava com a “nossas” turma, devido as suas espeficidades, principalmente no que diz respeito à alfabetização, alguns alunos tinham dificuldades com leitura e escrita.
Mas percebi que estas crianças mostraram grande potencial quando estimuladas adequadamente. O ambiente de informática, também foi de grande estimulo a eles, pois muitos não possuem este tipo de material em casa, a novidade agradou a todos, e fez com que eles se dedicassem ainda mais ao trabalho realizado conosco. Alguns mais tímidos aos poucos se mostraram mais receptivos, notamos que alguns alunos mesmo imersos em sua timidez se mostram muito criativos em outras atividades como desenhar no PAINT. E alguns mais falantes mostraram grande habilidade para pesquisa na Internet, analisando e criticando o que viam, estimulavam os colegas a falar e expor suas idéias também, notei este fato com a aluna Rita.. Mas principalmente todos interagiram, trocaram  idéias, auxiliavam-se no uso do computador, e até mesmo auxiliando os colegas na leitura de artigos na Internet.
Foi uma experiência incrível, que nos faz repensar sobre inclusão, sobre PNEEs, sobre educação especial. O que realmente existe é um “pré – conceito”, por aquilo que não conhecemos, definimos algo sem antes conhecer a fundo o que nos é mostrado. Talvez medo do novo, ou quem sabe apenas absorvemos aquilo que a sociedade nos fornece sem questionar se é bom ou ruim, se é certo ou errado. Não nos damos o trabalho de analisar e tirarmos nossas próprias conclusões, e chegamos ao cúmulo de repudiar algo que não esteja nos padrões que a sociedade diz ser “normal”. Este trabalho é uma pequena mostra que somos todos iguais, que todos temos capacidade de criar, modificar, pesquisar... Somo diferentes sim, mas basta somente ser dada uma oportunidade para então mostrarmos, o que realmente somos, e do que somos capazes. 
 

DIAS                HORAS AULA

 

22/03/07        02

27/03/07        04

02/04/07        04

04/04/07        04

10/04/07        02

19/04/07        02

Comments (1)

Anonymous said

at 10:46 am on Apr 12, 2007

Oi, Janaina. Essa mensagem é um teste, pra ver como sai o nome de quem está postando. Um abraço, Zé.

You don't have permission to comment on this page.